Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 133 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Casa da Ciência - 10 anos

A Casa da Ciência é um programa do Hemocentro de Ribeirão Preto que desenvolve atividades de ensino de ciências com objetivo de aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino e apoiá-los. O programa segue uma linha educacional que conta com apoio de pesquisadores e pós-graduandos da Universidade de São Paulo (USP) e do Hemocentro.

 
A Casa da Ciência teve início em 2001 como parte do programa educacional do Centro de Terapia Celular (CTC), integrante dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Coordenado pela Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri, o programa foi proposto a partir da trajetória metodológica do LEC – FFCLRP/USP (entre 1981-2000), que trabalhava diretamente com professores e alunos das escolas básicas. Localizada no Hemocentro de Ribeirão Preto, no campus da USP, a Casa da Ciência agrega o PIPOC (Ponto de Informação, Pesquisa e Organização em Ciências) – local de armazenamento dos registros realizados durante os programas que coordena – e o MuLEC  (Museu e Laboratório de Ensino de Ciências), situado no campus universitário da USP.
Desde 2005 a coordena o Adote um Cientista, programa que promove a interação entre alunos da rede básica de ensino, de Ribeirão Preto e região, e pós-graduandos da USP, que são os orientadores das atividades. Esses encontros são constituídos de palestras, práticas de laboratório, observações, coletas e grupos temáticos. Ao longo de 10 anos de atividades a Casa da Ciência já contabiliza a participação de mais de 1.100 alunos e possui um vasto material para análise e divulgação, pois todas as atividades são filmadas, fotografadas e acompanhadas pela equipe, que possui o hábito do registro, principalmente das manifestações dos alunos.
 
Atualmente assessora alunos do Pré-Iniciação Científica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) desde o início do programa, em outubro de 2008. Os alunos, que são de Ribeirão Preto e região, acompanham as atividades do Adote um Cientista. O programa, coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, tem como objetivo fazer com que alunos da rede pública de ensino desenvolvam projetos de iniciação científica e participem de atividades teóricas e práticas. Estes programas proporcionam desdobramentos nas escolas com envolvimento de professores.
 
A Casa da Ciência se compromete com a divulgação de suas atividades e dos resultados alcançados, por isso foram criados o Jornal das Ciências, os Folhetins e o site. Esses materiais são produzidos com base nas atividades desenvolvidas entre alunos, professores e pós-graduandos.
 
O Jornal das Ciências, com tiragem de 3.500 exemplares, tem como objetivo apoiar o professor em sala de aula, levando aos alunos a oportunidade de ter contato com as implicações cotidianas da pesquisa científica da USP. O periódico é pautado pelas práticas da Casa da Ciência e tem duas páginas dedicadas às produções dos alunos, denominado “Trilha da Ciência”. Nesta mesma linha de atuação nas escolas, os Folhetins funcionam como uma atualização rápida e eficiente sobre temas mais específicos escritos por pesquisadores e especialistas no assunto. O site da Casa da Ciência tem como objetivo proporcionar uma comunicação externa dos resultados alcançados, servindo como meio de divulgação e construção da memória do projeto. Ele é dirigido à formação científica de professores e alunos.
Conheça os resultados alcançados ao longo de 10 anos de atividades neste vídeo que explica o funcionamento dos programas e traz relatos de alunos e da coordenadora da Casa da Ciência, Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri.
 
 
 
  
 
AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP