Quem somos

O projeto educacional “As Células, o Genoma e Você” está ligado ao CTC (Hemocentro de Ribeirão Preto), um dos Cepid, financiado pela FAPESP. O projeto foi proposto a partir da trajetória metodológica do LEC, Laboratório de Ensino de Ciências, (entre 1981-2000). Trabalhava diretamente com professores em exercícios nas Escolas Básicas e seus alunos.

No Hemocentro, é possível acompanhar e documentar a interação entre professores e alunos nas atividades semanais das quais participam juntos. Professores e alunos, em grupos, realizam atividades programadas e orientadas pelos pesquisadores do Hemocentro e do Campus da USP Ribeirão Preto.

Para o bom andamento do projeto, foi instalada a Casa da Ciência, em que a equipe passou a apoiar adicionalmente atividades nos grupos de estudo e nas suas escolas. Com o Projeto educacional do CTC, tem sido possível aprofundar as relações entre pesquisadores e professores em caráter experimental, com base na experiência do LEC.

A equipe da Casa da Ciência coordena e acompanha o processo. Tornou-se rotina o registro e análise dos dados produzidos pelos grupos de estudo. Com o site Casa da Ciência, inicia-se uma comunicação externa dos resultados do projeto. A expectativa é que o conteúdo do site leve à participação de professores e alunos — conhecidos e novos —, que se tornam produtores e autores do material do site. A equipe, juntamente com pesquisadores, professores interessados e colaboradores, está trabalhando para compor o corpo editorial desta ousada iniciativa do site como meio de divulgação e construção da memória de um projeto de formação permanente de professores.

Marisa Ramos Barbieri
Coordenadora da Casa da Ciência, bióloga e ex-docente da FFCLRP/USP