Por uma gota

Interpretando e parodiando músicas conhecidas, alunos encenaram a peça “Por uma Gota”. Os jovens se apresentaram no dia 7 de dezembro durante o Mural, atividade de encerramento do programa “Adote um Cientista e também no I Fórum de Neurociências e Educação, que aconteceu no dia 10 de dezembro.

A peça tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas sobre a doação de sangue, por isso, mostra três personagens com doenças sanguíneas que se unem para esclarecer algumas características de suas enfermidades e difundir a importância da doação de sangue.

Os alunos-atores são da escola estadual e municipal Nestor Gomes de Araújo de Dumont, e às quartas-feiras frequentaram o grupo temático de células sanguíneas, orientados pela supervisora do Laboratório de Terapia Celular do Hemocentro, Maristela Delgado. Às sextas-feiras, esse mesmo grupo se reunia na oficina teatral organizada pela Casa da Ciência. Nestes encontros, os jovens participaram de atividades relacionadas à ciência e exercícios de interpretação e expressão corporal.

As oficinas foram orientadas por Ádamo Siena - graduando em ciências biológicas pela Unesp de Jaboticabal - e Daniele Viola - graduanda em educação física pela USP de Ribeirão Preto. Ádamo atuou nas peças “Agonia de uma célula” e “Relíquias do Sangue e Sara”, produzidas pela Casa da Ciência. Daniele, atuou nas duas produções e cursa iniciação teatral no Ribeirão Em Cena.

Confira o vídeo da apresentação realizada no Mural:

No final da apresentação os atores explicam as implicações da doença de cada personagem:

Tatá, personagem da aluna Maria Eduarda Carla Varioletti, tem hemofilia.

“Existem três tipos de hemofilia, A, B e C. Na A falta o fator 8, na B falta o fator 9 e na C falta o fator 11. Esses fatores são proteínas que ajudam na coagulação”.

Blanca, personagem da aluna Jordana Pugina de Lima, é anêmica.

“A anemia é caracterizada pela diminuição de hemoglobina no organismo. A hemoglobina, que se localiza nas hemácias, possui ferro, que é responsável por levar oxigênio aos tecidos".

Túlio, personagem de Victor Afonso Becher Braga, tem talassemia.

“A pessoa não consegue produzir direito a hemoglobina, isso prejudica a respiração e a realização de atividades físicas”.

O Mascarado, personagem de Kaio Henrique Marchesini, é a morte.

Betinho, personagem de Weliton Feher, é o narrador.