House of Science

Log in



Oral presentations in the Mural go beyond expectations
On July 6th, the Mural of the Adopt a Scientist Program had the participation of students from the Scientific Initiation Program of University of São Paulo. The event assembled young scientists who presented the works and concepts explored in the first semester.
   
 
No último dia 6 aconteceu o Mural do programa Adote um Cientista, que contou com a participação dos alunos da Pré-Iniciação Científica da USP. O evento reuniu jovens cientistas que apresentaram trabalhos e conceitos tratados no primeiro semestre.

Os alunos, que nos últimos meses participaram de encontros com pesquisadores sobre temas variados, foram orientados para Mural pela equipe da Casa da Ciência e professores do ensino básico em alguns experimentos. No evento foram apresentados o andamento e os resultados dessas experiências, que totalizaram 22 trabalhos expostos e 29 alunos participantes. 
 
Para a professora do Instituto Santa Úrsula, Percília Pascoal, que acompanha o Adote um Cientista desde 2008, foi o Mural mais marcante do qual participou: “Observei alunos interessados e mostrando terem se preparado, eles se questionaram o tempo todo e quando questionados respondiam com propriedade, isto é, fazendo-nos entender que estudaram, buscaram a amplidão do conhecimento”. Para a professora, a Casa da Ciência desperta no aluno o espírito crítico, estimulando-o na construção ativa do seu conhecimento. Sobre a participação dos professores junto aos pesquisadores, Percília acredita que é muito importante: “uma parceria perfeita, em que os meus objetivos se concluem, ou seja, se fortalecem”, revela.
 
Veja o vídeo com as imagens do evento:
 
 
 
 
O Mural é um evento promovido pela Casa da Ciência que permite trocas de informações entre os alunos, é o momento em que ocorre a sedimentação dos conceitos aprendidos durante o semestre. Nele os alunos vivenciam a construção dos conceitos.
 
Os trabalhos apresentados foram: Indicadores aquáticos; Aspectos de vida e meio de reprodução do bicho-pau; Cigarrinha da cana-de-açúcar; Besouro aquático; Relações ecológicas entre a vespa e a figueira; Densidade, massa e volume; Equilíbrio híbrico das plantas; Planárias; Crescimento humano e meio ambiente; Crescimento de peixes; Temperatura e calor; Leishmaniose; Como os polinizadores são atraídos pelas flores; Caráter do ácido do suco gástrico; Eletrócitos e não-eletrócitos; Datação relativa; Abelha mandaçaia; Crescimento de fungo e protozoários; Citogenética; Peróxido de hidrogênio; Glioblastoma multiforme; Unificação das forças do universo;
 
Confira as fotos: 

 

Add comment


        
                 

Our newsletter

Visitors

We have 4 guests online

Follow us

   twitter logo You Tube  

Publication

   
   


Latest News

Our Pictures

diversidade.jpg

Word Clouds



Most popular articles


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP